A oportunidade das energias renováveis para os sistemas de aquecimento elétrico

A oportunidade das energias renováveis para os sistemas de aquecimento elétrico

 

A sociedade está cada vez mais consciente da necessidade de medidas urgentes para combater o aquecimento global e a poluição. Alguns dos fatores chave negativos são a queima de combustíveis, o tráfego constante de veículos a gasolina e a gasóleo e o desperdício de eletricidade, pelo que não devemos esquecer que os sistemas de aquecimento e arrefecimento doméstico, bem como a sua utilização responsável, são fundamentais para reduzir a poluição atmosférica e contribuir para as medidas referidas.

A maioria dos edifícios espanhóis foi construída antes de 1980, uma época em que não se falava de eficiência ou poupança energética e, por isso, não eram alvo de especial atenção na construção de habitações. Hoje em dia, encontramos edifícios residenciais com isolamento térmico inadequado, o que leva a uma maior utilização de sistemas de aquecimento e arrefecimento.

Sistemas de aquecimento elétrico, uma escolha amiga do ambiente

Segundo dados fornecidos pelo IDAE, Instituto por la Diversificación y Ahorro de Energía, só o aquecimento e a AQS são responsáveis por mais de 65% do consumo de energia de uma habitação. Por este motivo, é necessário optar por eletrodomésticos eficientes e, sobretudo, apostar em sistemas de aquecimento que garantam uma excelente poupança energética.

Neste sentido, os sistemas de aquecimento elétrico estão a tornar-se grandes aliados da eficiência energética com a ajuda das energias renováveis. Estas soluções proporcionam o conforto térmico desejado e ajudam a reduzir consideravelmente o custo da fatura da eletricidade. Como funcionam? Como o nome indica, estes sistemas utilizam energia elétrica, que não liberta emissões poluentes e oferece uma boa qualidade do ar interior. São fáceis de instalar, não requerem manutenção anual, são seguros e muito mais acessíveis do que outros sistemas, como o gás. Hoje em dia, graças às tarifas horárias, é muito fácil e económico escolher um sistema de aquecimento elétrico.

Sistemas de aquecimento elétrico e energias renováveis

Na Elnur Gabarron trabalhamos para melhorar o aquecimento e poder oferecer sistemas de energia mais sustentáveis: acumuladores de calor inteligentes com autorregulação, acumuladores de calor solar que funcionam com painéis solares fotovoltaicos, emissores térmicos com controlo Wi-Fi ou de baixa temperatura, caldeiras elétricas modulante e até soluções de aquecimento baseadas em aerotermia.
Se também quiser começar a poupar nos custos de aquecimento e contribuir para a proteção do ambiente a partir da sua própria casa, pode optar por um destes interessantes sistemas de aquecimento, tais como o acumulador de calor Ecombi Solar ou as diferentes soluções de Aerotermia.

Por um lado, graças ao acumulador de calor Ecombi Solar, pode tirar partido dos excedentes de energia da sua instalação de painéis solares e convertê-los em aquecimento totalmente limpo e sustentável. Uma forma sustentável de combinar conforto térmico e poupança energética em casa.
Por outro lado, o aquecimento por aerotermia, a bomba de calor ar-água, extrai calor do ar exterior; com uma certa quantidade de energia, pode fornecer até 75% de energia gratuita. Cabe referir que o aquecimento por aerotermia pode fornecer tanto aquecimento como arrefecimento e funciona com ventiloconvetores, radiadores ou piso radiante. Os equipamentos de aerotermia utilizam um fluido frigorígeno ecológico, como o gás refrigerante R32. Em resumo, graças à aerotermia, pagará 1 kWh e poderá receber mais de 4 kWh de calor útil, graças ao bom desempenho destes sistemas.

Se também quer começar a poupar energia, de forma sustentável e eficiente, contacte-nos.