Aquecimento para autoconsumo con acumuladores de calor elétricos e energía solar
Os sistemas de acumulação de calor permitem-nos tirar partido das tarifas elétricas mais vantajosas, acumulando energia e desfrutando do calor ao longo do dia.
Mas graças ao novo quadro legislativo espanhol, que entrou em vigor o ano passado, com a aprovação da lei sobre o autoconsumo e a derrogação do “Impuesto al Sol” (lei que obrigava os utilizadores espanhóis do regime de autoconsumo a pagar para se ligarem à rede elétrica) abrem-se novas possibilidades.
POR QUE É IMPORTANTE TER UM ACUMULADOR DE CALOR ELÉTRICO?
Com uma instalação fotovoltaica de autoconsumo, o consumidor produz a sua própria eletricidade, usufruindo de uma energia limpa e podendo, além disso, injetar na rede aquilo que não consumir. Agora é possível aproveitar toda essa energia e usar os painéis solares para aquecimento elétrico.
É precisamente este excedente de eletricidade que pode ser utilizado em novos sistemas de acumulação de calor, combinando as vantagens de ambos os sistemas e obtendo calor gratuitamente.
Para garantir um bom funcionamento, é necessário ter um sistema inteligente capaz de gerir os excedentes de eletricidade produzida nas instalações fotovoltaicas de autoconsumo e de os distribuir para os diferentes acumuladores de calor na habitação. E, além disso, garantir que se a energia excedente produzida pelos painéis solares não for suficiente para carregar os acumuladores, estes continuam a ser carregados durante as horas de vazio, quando as tarifas são mais económicas.
Acumulador de calor elétrico
Com base em todas estas premissas, a ELNUR GABARRON criou o primeiro acumulador de calor para autoconsumo, o Ecombi SOLAR, que aproveita o excedente da produção fotovoltaica da habitação, convertendo a energia solar em calor acumulado, para o difundir gradualmente na divisão, proporcionando aquecimento gratuito à casa.
Graças à tecnologia Solar Manager, desenvolvida pela ELNUR GABARRON, o excedente de energia fotovoltaica é distribuído por todos os acumuladores, adaptando a potência de cada um dos aparelhos à energia disponível, tendo em conta as prioridades estabelecidas pelo utilizador em cada acumulador, bem como as temperaturas setpoint para distribuir eficientemente os excedentes.
Com o sistema de aquecimento com controlo Wi-Fi Ecombi Solar, pode visualizar a distribuição dos excedentes de aquecimento numa base diária, mensal ou anual. Além disso, estabelece as prioridades de conforto de cada divisão, seleciona o modo de operação que melhor se adapta ao conforto desejado e define a temperatura setpoint em cada um dos aparelhos.
Para aproveitar ao máximo esta tecnologia, o Ecombi SOLAR oferece três modos de operação.
Apoio a outro sistema de aquecimento: Neste modo, o acumulador aproveita todos os excedentes da instalação fotovoltaica para operação própria, fornecendo aquecimento com base nestes excedentes. É ideal como apoio a outro sistema de aquecimento.
Sistema de aquecimento único: Trata-se de uma operação combinada em que o acumulador aproveita todos os excedentes de energia solar e complementa a carga, se necessário, com energia produzida durante as horas de vazio, proporcionando conforto constante como sistema de aquecimento único.
Sistema de aquecimento único com regulações da carga: Neste modo de operação, o acumulador também realiza a autorregulação da carga diariamente. Utiliza primeiro os excedentes da produção fotovoltaica e, após avaliar as necessidades de conforto, regulará automaticamente a percentagem de carga, efetuando o carregamento durante as horas de vazio. Esta regulação será sempre automática, tendo em conta as necessidades de aquecimento estabelecidas.
Quer saber mais sobre a nossa gama de acumuladores? Contacte-nos e iremos aconselhá-lo de acordo com as suas necessidades.