Aquecimento por aerotermia: ventiloconvetores, radiadores ou piso radiante?

Imagen apertura noticia calefacción por aerotermia

Aquecimento por aerotermia: ventiloconvetores, radiadores ou piso radiante?

Que sistema utilizar com o aquecimento por aerotermia: ventiloconvetores, radiadores ou piso radiante?

Desde a entrada em vigor da nova regulamentação europeia sobre eficiência energética, o aquecimento por aerotermia tornou-se um dos sistemas de aquecimento mais populares devido à sua natureza renovável, uma vez que extrai energia do ar, e por oferecer um desempenho muito elevado, o que também nos permite reduzir significativamente o consumo de energia.

A utilização de fontes de energia sustentáveis, como a aerotermia, oferece-nos uma série de vantagens adicionais em relação aos sistemas de aquecimento convencionais:

  • Fornecem aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária com um único sistema.
  • Não utilizam nenhum combustível que precise de ser armazenado.
  • A instalação é muito simples.
  • Não emitem qualquer tipo de gás e não geram resíduos ou fumos.
  • Os custos de manutenção são muito baixos.
  • Podem ser ligados a termóstatos para controlo e a gestão perfeita do sistema de ar condicionado.

Deve-se ter em conta que a aerotermia é um sistema que pode ser combinado com piso radiante, radiadores ou ventiloconvetores, pelo que a conveniência de utilizar um ou outro sistema dependerá das necessidades e especialmente da instalação do utilizador, pelo que em cada caso será aconselhável e necessário avaliar qual será a melhor solução.

Aerotermia com piso radiante

 

Em princípio, os sistemas de aerotermia aquecem água até 55 °C, portanto, a priori, um dos sistemas com que funciona melhor é o piso radiante. Um sistema que nos pode proporcionar um elevado nível de conforto térmico em relação às nossas necessidades de aquecimento, mas talvez seja o que vai exigir o maior investimento económico para a sua instalação.

Aerotermia com radiadores

 

Como regra geral, a aerotermia está associada a radiadores de baixa temperatura, que são semelhantes aos radiadores convencionais, mas concebidos para oferecer o mesmo desempenho a temperaturas de água inferiores.

Estes tipos de radiadores costumam ser maiores e não funcionam no modo de arrefecimento, mas são uma alternativa ao piso radiante, em termos de custo de instalação.

Em qualquer caso, existem novas bombas de calor aerotérmicas preparadas para atingir uma temperatura superior de transporte de água, as quais funcionam com radiadores convencionais e atingem um elevado desempenho.

Aerotermia com ventiloconvetores

 

Um ventiloconvetor é um equipamento formado por um ventilador, um permutador de calor e um filtro que, em combinação com sistemas como a aerotermia, pode ser utilizado para aquecer ou arrefecer o ambiente.

Os ventiloconvetores são normalmente utilizados em sistemas de climatização por água e têm um design muito compacto, não ocupando muito espaço, e são uma alternativa a ter em conta em projetos de climatização residencial, bem como para estabelecimentos comerciais e outras instalações terciárias.

Ventiloconvetor Thermira

 

As unidades de ventiloconvetores são o complemento perfeito para o sistema de aerotermia Thermira se não tiver um sistema de piso radiante existente. O seu design e tecnologia permitem-lhes fornecer arrefecimento no verão e aquecimento no inverno.

Esta solução tem várias vantagens:

  • As unidades de ventiloconvetores Thermira podem ser instaladas tanto no piso como no teto.
  • Têm um design compacto e moderno.
  • Foram especialmente concebidas com um baixo nível de ruído para permitir a instalação em quartos.
  • Têm um filtro lavável para facilitar a manutenção e higiene adequadas em casa.
  • Incluem controlo remoto.

Além disso, estas unidades têm cinco modos de funcionamento (Auto, Cool, Dry, Fan e Heat) e um ventilador de três velocidades para ajustar o aparelho às necessidades de conforto de cada utilizador.

Também permite determinar a direção do fluxo de ar através da seleção mais conveniente em cada momento e permite programação de ligação/desligação, a “função turbo” para rápida climatização e a “função sleep” para aumentar o conforto durante a noite.

O sistema de aerotermia Thermira combinado com os ventiloconvetores oferece um excelente desempenho, mesmo a baixas temperaturas exteriores de -20 °C, sendo uma alternativa perfeita a outros sistemas de aquecimento tradicionais menos eficientes.