Conhece as diferentes instalações fotovoltaicas para a poupança de energia?

Conhece as diferentes instalações fotovoltaicas para a poupança de energia?

Durante 2020, 44% da produção de energia em Espanha foi obtida a partir de fontes de energias renováveis através de diferentes instalações fotovoltaicas, hidroelétricas ou eólicas, de acordo com dados da Red Eléctrica de España, tornando-se o ano mais verde desde que estes dados começaram a ser registados.

A sustentabilidade e a eficiência energética dos agregados familiares são um tema que suscita preocupações crescentes. Uma habitação eficiente não só ajuda a poupar na fatura da energia, como também contribui para o respeito pelo ambiente e para a desaceleração das alterações climáticas.

 

COMO OBTER ENERGIA DE FORMA EFICIENTE E SUSTENTÁVEL COM INSTALAÇÕES FOTOVOLTAICAS?

A melhor maneira é optar por energias renováveis, como a energia fotovoltaica. Caracteriza-se por converter a radiação solar em eletricidade por meio de dispositivos conhecidos como painéis solares ou fotovoltaicos. Assim, de uma forma fácil e 100% limpa, as habitações podem autoabastecer-se de energia.

 

DIFERENTES TIPOS DE INSTALAÇÕES DOMÉSTICAS FOTOVOLTAICAS OU PAINÉIS SOLARES

Desde abril de 2019, o autoconsumo em Espanha é regulamentado pelo Decreto Real 244/2019 de 5 de abril. Este documento oficial estabelece os diferentes modelos de autoconsumo nas habitações e explica como cada um deles funciona.

Por um lado, há a instalação fotovoltaica isolada de autoconsumo elétrico, que não oferece capacidade de ligação elétrica à rede de distribuição habitual. Portanto, implica ser completamente autossuficiente e não depender de qualquer rede elétrica. Entre as suas características, apresentamos as principais:

  • Têm de ser instaladas baterias para poder consumir energia quando os painéis solares não estão a produzir energia, por exemplo, nos dias em que não há sol.
  • Para poder alimentar estas baterias, devem ser instalados mais painéis solares, o que aumenta o custo do orçamento.
  •   A vida útil deste tipo de bateria que acumula energia é de cerca de 10 anos.

 

Por outro lado, existe a instalação fotovoltaica ligada à rede, que partilha infraestruturas e algum tipo de ligação elétrica com a rede de distribuição:

  • Neste caso, durante o dia é utilizada a energia gerada pelo sistema fotovoltaico e durante a noite é utilizada a energia da rede elétrica. Assim, não há um isolamento total, mas há uma grande poupança na fatura de eletricidade.
  •  É importante referir que uma instalação fotovoltaica com estas características pode funcionar com ou sem excedentes.

 

ECOMBI SOLAR, O ÚNICO SISTEMA CAPAZ DE APROVEITAR A ENERGIA SOLAR E CONVERTÊ-LA EM AQUECIMENTO PARA AUTOCONSUMO

 

 

Graças ao acumulador de calor Ecombi SOLAR pode tirar partido dos excedentes da sua instalação fotovoltaica e convertê-los em aquecimento limpo e sustentável. Em particular, acumula a energia excedente sob a forma de calor de modo inteligente, o qual é gradualmente libertado como um método de aquecimento totalmente gratuito e sustentável.

A produção de excedentes está concentrada em certas horas do dia. Nesses períodos, muitas instalações injetam o excesso de produção fotovoltaica na rede e é nessa altura que o Ecombi SOLAR começa a trabalhar. Pode também gerir o aquecimento, a distribuição e a utilização geral da produção por Wi-Fi, graças ao Sistema G Control e à aplicação gratuita Elnur Gabarron Wifi Control.

 

QUER POUPAR NA SUA FATURA DE ENERGIA E OPTAR POR UM MÉTODO SUSTENTÁVEL?

Se apostar numa instalação fotovoltaica na sua habitação, pode aproveitar os excedentes com o aquecimento de autoconsumo Ecombi SOLAR. Peça-nos mais informações! Só há vantagens!