Radiadores toalheiros elétricos: aquecimento eficiente para a casa de banho

Imagen lifestyle toalleros de baño eléctricos

Radiadores toalheiros elétricos: aquecimento eficiente para a casa de banho

RADIADORES TOALHEIROS ELÉTRICOS PARA A CASA DE BANHO

toallero digital programable tbb 8kOs radiadores toalheiros são hoje em dia um elemento indispensável em qualquer projeto ou design de casa de banho, pois, além de nos permitirem desfrutar de uma temperatura quente e agradável naquela divisão, ajudam-nos também a remover a humidade das toalhas muito mais rapidamente.

No momento de remodelar a casa de banho, podem surgir várias dúvidas:

  • Que tipos de radiadores existem.
  • Que potência será necessária para a casa de banho.
  • Quais são as vantagens deste tipo de radiador.
  • Que é o local mais adequado para instalar um radiador toalheiro.

Nesta publicação, vamos responder brevemente a todas estas perguntas para alcançar o máximo conforto na casa de banho de uma forma simples, sem ter de renunciar a um espaço moderno e elegante.

TIPOS DE RADIADORES TOALHEIROS

 

Existem dois tipos principais de radiadores toalheiros, os que funcionam com água quente e só podem ser instalados em casas que têm um sistema de aquecimento e água quente com circuito de radiadores e os radiadores toalheiros elétricos, que podem ser instalados em qualquer casa, independentemente do sistema de aquecimento utilizado, uma vez que só precisam de ser ligados à corrente.

As vantagens oferecidas por cada um destes tipos de radiadores toalheiros são as seguintes:

  • A principal vantagem dos radiadores toalheiros elétricos é serem muito fáceis de instalar, pois basta uma ligação elétrica no local onde serão instalados e fixá-los à parede.
    Além disso, são aparelhos que se destacam pelo seu rápido aquecimento e são considerados o complemento ideal para o aquecimento de casas de banho em habitações com instalações de aquecimento central, uma vez que nos permitem utilizá-los independentemente do resto dos radiadores da casa.
    Hoje em dia, a maioria dos modelos incorpora termostatos para regular a sua temperatura.
  • Os radiadores toalheiros de água quente requerem uma instalação profissional, pois são mais complexos e estão ligados às tubagens do sistema de aquecimento da casa.
    Na realidade, neste caso, será apenas mais um radiador ligado ao sistema de aquecimento central e, portanto, funcionará quando o resto dos aparelhos em casa funcionarem.
    Pelo menos uma vez por ano, estes radiadores devem ser purgados tal como recomendado para estes circuitos de aquecimento.

QUE POTÊNCIA É NECESSÁRIA

 

Imagen lifestyle calculo toalleros lectricosEmbora ao calcular a potência de aquecimento necessária para aquecer uma divisão seja aconselhável ter em conta algumas variáveis como o nível de isolamento da casa, a sua orientação ou a zona climática em que se encontra… existe um método simples e fácil para fazer este cálculo

Não é o mesmo calcular a potência de aquecimento para toda a casa ou para certas divisões e para uma casa de banho, onde é comum ocorrerem perdas de calor ao colocar toalhas húmidas nos radiadores ou simplesmente porque são espaços ventilados com mais frequência, sendo por isso recomendável que o cálculo seja ligeiramente sobredimensionado para compensar essas perdas.

Uma fórmula bastante simples e generalizada para fazer esta aproximação é aplicar 90 W x metro quadrado, ou seja, se tivermos uma casa de banho de 6 metros quadrados, a operação a ser realizada seria 90 W x 6 = 540 W, o que nos daria a potência do radiador. No entanto, é sempre aconselhável consultar um instalador profissional e autorizado para confirmar que o cálculo, de acordo com as características da habitação, é adequado.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS RADIADORES TOALHEIROS?

 

Ao remodelarmos a casa de banho, podemos ter dúvidas sobre o sistema de aquecimento mais adequado para esta divisão. Os radiadores toalheiros são uma boa opção, pois oferecem uma série de vantagens em relação a outros aparelhos:

  • São muito funcionais, pois são utilizados para aquecer o espaço da casa de banho e para secar toalhas e roupões de banho.
  • São decorativos, sendo muito mais fáceis de integrar na decoração da casa de banho.
  • Normalmente são mais planos do que um radiador convencional e, portanto, ocupam menos espaço útil.
  • Especialmente os radiadores toalheiros elétricos aquecem a divisão de forma muito rápida e uniforme.
  • Quando incorporam termostatos, permitem-nos regular a temperatura de acordo com as nossas necessidades.

Imagen lifestyle toalleros de baño eléctricos

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

 

A instalação e a manutenção deste tipo de aparelho é muito simples. Alguns aspetos a ter em conta:

  • No caso de radiadores de água, purgá-los periodicamente para remover qualquer ar que possa ter entrado nas tubagens e esteja a dificultar o funcionamento do aparelho.
  • En el caso de los radiadores de agua, realizar una purga periódica con el fin de vaciar el aire que haya podido entrar en las tuberías y que dificulte el funcionamiento del aparato.

Quanto à limpeza e à manutenção, será suficiente limpar a superfície do aparelho com um pano húmido.

Em suma, os radiadores toalheiros proporcionam à casa de banho calor, conforto e comodidade sem sacrificar o design.